Quantcast
Channel: MOB Ceará
Viewing all 4423 articles
Browse latest View live

Fretar recebe mais dois Neobus New Road 340 N10

$
0
0
A Fretar, empresa atuante no setor de fretamento no Ceará, acaba de receber mais dois ônibus novos para serem integrados à sua frota, que conta atualmente com pouco mais de 120 veículos.

Os novos ônibus, com prefixos 4102149 e 4102150 se diferenciam basicamente na marca de seus chassis: enquanto um deles dispõe do modelo 17.230 OD da Volkswagen, o outro é equipado com o chassi Mercedes-Benz OF-1721.

Assim como o 151, divulgado pelo MOB Ceará em matéria anterior como o primeiro "340 N10" da empresa, os dois novos ônibus deverão servir a rota para o Beach Park, um dos principais clientes da Fretar.

Fonte: MOB Ceará

MOB na Europa: Diversas fotos clicadas na Alemanha

$
0
0
Um cearense admirador de ônibus que acompanha o MOB Ceará viajou à cidade de Berlim, na Alemanha, e clicou alguns dos ônibus que operam naquele país.



De algumas fotos que a equipe de busólogos recebeu, dá pra perceber a presença de marcas conhecidas, como: Mercedes-Benz, Scania e Volvo, tendo alguns movidos à gás natural. Em uma das fotos, um ônibus aparece com o destino Buenos Aires, entretanto não se refere a capital da Argentina. Paulo Bittencourt que é o autor das imagens, fez questão de compartilhar um pouco do que viu no país membro das Nações Unidas, confira:






Conheça a frota completa da Viação Princesa

$
0
0
Hoje o MOB traz um demonstrativo da atual frota de uma empresa legitimamente cearense, a Viação Princesa.


A Viação Princesa teve sua marca divulgada pela primeira vez em 2007, e no ano seguinte o Detran - CE  licitou todas as linhas intermunicipais do estado, e a empresa foi uma das ganhadoras dos 8 (oito) lotes ofertados: O lote da Região dos Inhamuns, que é uma microrregião do estado brasileiro do Ceará, pertencente a mesorregião do sertão cearense.

Atualmente a frota de 53 carros da Princesa é 100% composta de ônibus carroceria Marcopolo e chassis Mercedes-Benz, com idade media de 4,8 anos.


Uma característica da Princesa é que os prefixos de seus carros geralmente são em ordem crescente contando de 10 em 10. Porém, nos últimos anos, suas ultimas aquisições demonstram uma mudança nessa tradição, pois vieram com numerações sequenciais crescentes.

Acompanhe agora os dados da frota:

2015: 500 e 501.


2014: 400 e 401.


2013: 300 ao 306 (Estes ônibus pertencem à classe executiva, dotados de 42 poltronas e encostos para os pés).



2012: 201 ao 209.


2011: 101 ao 108.


Até o ano de 2010 a empresa manteve a tradição em sua frota, onde os prefixos eram contados de 10 em 10, característica esta herdada da extinta Expresso Canindé.

2010: 910 ao 990, 991 ao 995 e do 010 ao 080.




2009: 870, 880 e 890.


Fonte: MOB Ceará.

Primeira mão: Os primeiros OF-1721 com suspensão pneumática do SIT-For

$
0
0
A Viação Fortaleza é a primeira empresa do sistema de Fortaleza a adquirir o chassi Mercedes-Benz OF-1721L, que possui suspensão a ar.



Chegaram hoje na garagem da empresa os dois primeiros carros do lote de 10 veículos de mesmas configurações. Além do detalhe do melhor conforto aos passageiros e ao condutor, os carros estão vindo com uma configuração diferenciada, tendo a porta traseira mais atrás da carroceria e, consequentemente, mudanças nas configurações de janelas. Os quatro primeiros a chegar possuem os prefixos 02617, 02619, 02620 e 02621 e são da fabricante Marcopolo, confira:


















Fonte: MOB Ceará

Auto Viação 1001 vende Volvo B9R à VHS Turismo

$
0
0
A Auto Viação 1001 vendeu um de seus Marcopolo Paradiso G7 1050 para a modesta empresa de fretamento do Ceará, a VHS Turismo.


O carro é o primeiro da geração 7 da Marcopolo na frota da antiga Viação Russana, que o enumerou com o prefixo 700. A configuração do carro é rara no Ceará, sendo que os únicos veículos do modelo e equipados com o chassi Volvo B9R são oriundos da ''1001'', onde a Transfreire também adquiriu um. O carro da VHS Turismo sempre é visto fazendo excursão nas redondezas do Beach Park.




Guanabara: 18 anos de atuação em Brasília

$
0
0
Neste ano se completam 18 anos que a Expresso Guanabara iniciou sua abrangência no Distrito Federal, ligando Brasília à Fortaleza e Sobral, cidade do interior do Ceará.


As operações foram possíveis depois que a empresa de Jacob Barata adquiriu as linhas da VIPU, empresa que estava encerrando suas atividades no ano citado. Naquele momento, a Guanabara com apenas 6 anos de atividades já estava presente em quase todas as capitais do país.



Uma das carrocerias mais marcantes na opinião de muitos apaixonados por ônibus foi o Paradiso G6 1200, da montadora Marcopolo. O MOB ceará escolheu algumas imagens de alguns deles tendo sido fotografados em território brasiliense, confira:





Fonte: MOB Ceará

Novas rotas contemplarão o Rio Mar Presidente Kennedy

$
0
0
A Cootraps deverá operar em novas rotas que irão abranger o novo shopping center de Fortaleza, o Rio Mar Presidente Kennedy. 



A linha 706-Barra do Ceará/Ant. Bezerra terá o itinerário prolongado até o shopping. O MOB ainda aguarda mais informações sobre a rota.



Já no bairro Vila Velha, a cooperativa vai desmembrar sua atual linha 757-Vila Velha/Centro, retirando quatro veículos e criando uma nova linha, chamada 767-Vila Velha/Rio Mar Kennedy. Acredita-se que com o novo empreendimento comercial ocorrerá diversas alterações de itinerários de diversas linhas do sistema.

Fonte: MOB Ceará

Primeira mão: Grupo Progresso encomenda 26 carros à Mascarello

$
0
0
Pela primeira vez o grupo Progresso está encomendando carrocerias junto à montadora Mascarello, que está ganhando mais espaço no mercado, fato percebido há mais de dois anos.

E o grupo Progresso que detém o controle da Expresso Vera Cruz, encomendou 26 unidades do modelo Gran Via, sendo 10 carros equipados com ar-condicionado e 16 sem o equipamento climatizador. Os carros terão os chassis da Volkswagen de modelos 17-230 OD e 17-260 OD. A novidade pernambucana não deve demorar a chegar, visto que alguns chassis já estavam prontos e foram trazidos da sede da Comil, que está com sua produção paralisada no momento.



Fonte: MOB Ceará

Santa Maria recebe mais um Neobus em sua frota

$
0
0
Na manhã desta terça-feira (11), chegou à garagem da empresa Santa Maria Transportes mais um veículo para renovar sua frota.


O ônibus possui a carroceria Neobus Mega Plus e foi montado sobre o chassi OF-1721 BlueTec 5 da Mercedes-Benz. O novo componente da frota recebeu o prefixo 20626 e seu incremento na frota vai resultar na saída de um dos Torinos 2009, de prefixo 20925.


Nesta tarde, os busólogos do MOB foram na garagem conhecer de perto a novidade, e constataram que ele já estava recebendo o sistema de vídeo monitoramento, que possui câmeras blindadas e à prova de água. O ônibus ainda não possui uma linha específica para ser efetivado.



Outra grande novidade na empresa é a sua participação na nova linha de ônibus que deverá ser criada: a 260 - Quintino Cunha/Riomar, onde a empresa vai escalar seu outro carro novo que possui o prefixo 20627. Na linha também terá a participação de outras empresas do Consórcio Antônio Bezerra.




Fonte: MOB Ceará

Novas linhas e prolongamento de itinerários neste Sábado

$
0
0
A partir do próximo sábado 15, o sistema urbano de Fortaleza ganhará novas linhas que farão ligação ao novo shopping de Fortaleza, o Rio Mar - Presidente Kennedy.


Ontem este site divulgou as novidades no setor complementar, e nesta edição você vai saber das novidades por parte das empresas de ônibus. No Vila Velha, o SIT-For vai implementar uma linha chamada 221-Vila Velha/ Rio Mar PK, que será operada por micrões das empresas Viação Fortaleza e Dragão do Mar. A rota dará início na avenida L, no bairro Vila Velha, e segue pelas avenidas G, Major Assis, Mozart Lucena e Washington Luiz, passando por ruas como  Conselheiro Lafayette, Tulipa e segue até o shopping, na avenida Doutor Themberg.

A linha 221-Vila Velha/ Rio Mar PK terá inicialmente um intervalo de aproximadamente 23 minutos, mas pode ter aumento de frota posteriormente de acordo com a demanda. Aos Sábados a Maraponga entrará no lugar da Viação Fortaleza, e rodará junto da Dragão do Mar. Aos domingos a Fretcar poderá participar da linha.


Na mesma região a ETUFOR vai criar a linha 260-Quintino Cunha/Rio Mar PK, que atenderá a populosa região do Antônio Bezerra. A Vila Santo Antônio no Pirambu também terá ônibus direto ao novo empreendimento do Ceará, pois será criada a linha 132-Vila Santo Antônio/Riomar Kennedy, que será operada pela Vega.

Prolongamento de itinerários

Diante da previsão de demanda dos órgãos gestores, as linhas 075-Campus do Pici/Unifor e 108-Santa Maria/Bairro Ellery terão seus itinerários alterados, para se aproximarem do novo Rio Mar.

Fonte: MOB Ceará

O paradeiro dos chassis mais potentes da São José de Ribamar

$
0
0
No ano de 1991, a empresa São José de Ribamar adquiriu dois ônibus que seriam os carros mais potentes de sua história no transporte.



Os Torinos ganharam os prefixos 10057 e 10058, e eram equipados com o chassi O-371UP da Mercedes-Benz. Os carros operaram pela empresa até 1997 e logo foram desativados. O valor comercial dos veículos era bastante barato, mas ainda assim ninguém se interessou na proposta da empresa, devido o custo operacional deles ser exorbitante, então o dono da Fretcar Sr. Antônio José Barcelos, que é um dos filhos de João Alberto Leite adquiriu os dois carros de seu pai e resolveu desmanchar as carrocerias dos mesmos, aproveitando os chassis e os-encarroçando em dois Comil Campione 3.45, cujo um deles ganhou o prefixo 369. E então em 1999 os veículos foram montados e operaram até pouco antes da companhia ser vendida para os atuais sócios.


Fonte: MOB Ceará

Viação Rápido D'Oeste testa chassi Scania K360IB 4x2

$
0
0
A empresa Rápido D'Oeste que atua no setor do transporte intermunicipal no estado de São Paulo, iniciou os testes com o chassi Scania K360IB 4x2. 



A companhia que tem sede na cidade de Ribeirão Preto, recebeu um Comil Invictus 1200 com o chassi referido, que já está operando na linha Ribeirão Preto x Barretos. A Scania tem pouca representação na frota da empresa e, com a aprovação do chassi mediante ao contexto que a empresa possui, a Rápido D'Oeste terá mais um motivo para aumentar a participação dos produtos da marca sueca. 



Fonte: MOB Ceará

Cartão Mastercard será aceito em pagamento no transporte público

$
0
0
Usuários do transporte público de algumas cidades do País poderão utilizar cartões de crédito, débito e pré-pago Mastercard para fazer o pagamento da tarifa diretamente na catraca.




A companhia americana, em parceria com empresas de bilhetagem e operadoras de transporte, lançou essa semana um projeto piloto que permitirá a funcionalidade aos clientes que possuem um cartão próprio para pagamento por aproximação. Cartões registrados em carteiras digitais de celulares também poderão ser utilizados para realizar o pagamento.



A primeira fase do projeto avaliará, durante o mês de outubro, a tecnologia dos equipamentos validadores e os processos de pagamento em São Paulo (na linha Diadema/Berrini - Metra) e no Rio de Janeiro - Central do Brasil (na linha Vermelha e nas principais estações da linha Deodoro). Em Curitiba, o piloto está previsto para novembro nos ônibus da região metropolitana.
 

A expectativa da empresa é concluir até dezembro de 2017 os estudos e a habilitação da funcionalidade para ônibus, trem e metrô nas principais capitais do País. "O objetivo é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis e, com isso, permitir que a vida seja mais inclusiva, segura e conveniente para seus habitantes", diz, em nota, Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação, Varejo e Novos Negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul.


Segundo estudos da companhia, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões por ano. Deste total, estima-se que o uso de dinheiro físico represente uma fatia de 30%.

Fonte: Estadão

Frota da linha 214-Pio Saraiva 1 em 2004

$
0
0
Em Outubro de 2004, a Viação Timbira e Expresso Timbira passavam por uma reformulação na frota operante de cada uma das companhias, que se resumiam em uma só.



A Viação Santa Cecília LTDA, razão social que havia sido criada há cerca de 1 ano, estava recebendo algumas linhas e carros da empresa ''mãe'', e com isso algumas linhas tiveram seus carros efetivos mudados, tais como a 214-Estação Pio Saraiva 1.


A rota que é considerada como uma das linhas com melhor índice de passageiros por quilômetro possuía 6 veículos e, naquela mudança, ficou sendo operada por 4 Engerauto Thor e dois Marcopolo Torino ''LN''. Os veículos possuíam os prefixos 03412, 03414, 03736, 03737, 03738 e 03739, com idade média de 8 anos, considerável razoável para a frota fortalezense da época. Pouco tempo depois, a Expresso Timbira vendeu o carro 03414 e migrou o Torino GV de prefixo 36522 para a frota da linha 214, onde ele retornou a ter seu prefixo 03522. Esta frota operante ficou permanente até 2008, quando a empresa teve de desativar os carros 03412 e 522.


Fonte: MOB Ceará

Revivendo Clotran nos anos 70 com miniatura

$
0
0
O modelo de ônibus da carroceria Caio mais famoso no Brasil teve um nome bem popular - Gabriela, criado por Luis Massa.



A Clotran foi uma das centenas de empresas brasileiras que renovaram sua frota com o modelo citado, e um dos carros que passaram pela frota da empresa foi o de prefixo 5, com chassi da Mercedes-Benz. O MOB vai apresentar uma recordação do veículo através de uma miniatura, já que não existem arquivos fotográficos para ilustrar essa imagem, confira:






Fonte: MOB Ceará
Miniatura: Deyvison Moura

Busscar El Buss 340 da Redenção e seu atual paradeiro

$
0
0
Em 2005, a Redenção Transportes fez uma encomenda de um Busscar El Buss 340 para operar em suas linhas intermunicipais. O carro recebeu o prefixo 305.


Após 2008, quando o Detran exigiu que todos os ônibus do sistema metropolitano, intermunicipais e fretamento tivessem de apresentar nos veículos os cadastros junto ao órgão, o 305 da Redenção inicialmente permaneceu com seu prefixo original, com o acréscimo apenas do código da empresa e o tipo de serviço, ou seja, 0261305. Pouco tempo depois, o carro teve que ser renumerado para 0261015. O veículo operou em linhas como: Fortaleza x Torrões via Itarema , Fortaleza x Tauá entre outras que abrangem o sertão central.


Após a empresa encerrar suas atividades nas linhas regulares, o carro foi cadastrado no serviço de fretamento da empresa, ostentando o prefixo 0262025, e foi vendido em 2012 para a Transcetur, onde ganhou o prefixo 3182080, estando atualmente sob o cadastro n° 3182021 no órgão fiscalizador. Confira como ele está:



Fonte: MOB Ceará

MOB no Uruguai: Leitor envia fotos de Torino ''2007'' em Montevidéu

$
0
0
Depois da última matéria onde foram mostradas algumas imagens dos ônibus alemães, clicadas por um cearense, o MOB Ceará recebeu algumas imagens de um Marcopolo Torino modelo 2007 em operação nas ruas de Montevidéu, capital do Uruguai que abriga a maior parte da população daquele território.



O veículo tem motorização traseira, possui um comprimento curto e é equipado com um chassi Mercedes-Benz de nomenclatura desconhecida. Neto Andrade, que mora em Fortaleza e viajou em Agosto deste ano àquele país, e ao ver a matéria desta semana, sentiu motivação de enviar seus registros no exterior, confira:




Scania presente há decadas na Santa Terezinha (SC)

$
0
0
Nesta edição do quadro ''MOB pelo Brasil'' o site vai destacar a empresa Rodoviária Santa Terezinha, com sede em São José- Santa Catarina.


Ao longo de várias décadas, a Santa Terezinha fez questão de manter em sua frota os chassis da marca Scania, sendo montados sob diversos modelos de carroceria como Marcopolo, Neobus e Caio. 



Com modelos dianteiros e traseiros, o chassi se fez presente nas grandes aquisições da empresa nos anos 90 bem como nos últimos anos, onde a empresa adquiriu alguns carros com chassis eletrônicos, da série F230, chassi raro de se encontrar no nordeste brasileiro.



A empresa chegou também a testar um Marcopolo Viale estilo Padron, com portas no padrão BRT e tração 6x2, do modelo L94HB. O veículo também foi testado por outras companhias como a Auto Viação 1001, Campo Largo e Viação Santa Brígida, onde finalizou suas operações. Os testes ocorreram em meados de 2001.



Um raro registro de um Caio Vitória de 13,20 metros ilustra a matéria de hoje. A foto foi clicada pelo colecionador Francisco J. Becker. O carro em questão possuía o prefixo 421 e ainda ostentava a padronização antiga da Santa Terezinha, confira:


Fonte: MOB Ceará

Conheça a frota rodoviária da São Benedito

$
0
0
Para sanar a curiosidade de diversos leitores e busólogos, o MOB Ceará realizou uma nova pesquisa de frota que mostra toda a frota rodoviária operante da tradicional Empresa São Benedito.


Com 72 veículos, a frota de modelos rodoviários da São Benedito é composta pelas carrocerias das seguintes montadoras: Marcopolo (60%), Mascarello (21%), Busscar (14%) e Neobus (5%). Nos chassis a distribuição fica da seguinte forma: Mercedes-Benz (65%) e Volkswagen (35%), sendo considerada como a empresa do setor intermunicipal rodoviário com a frota mais variada, com idade média de 6,5 anos.


A seguir será apresentado os prefixos e modelos divididos por ano de fabricação, para que você fique informado de todos os detalhes da frota da  empresa do senhor Benedito Almeida:

2013

188 a 190 - Marcopolo Paradiso G7 1200 - Mercedes-Benz O-500RS Euro V



2012

177 a 181 - Marcopolo Ideale 770 - Mercedes-Benz OF-1721


2011

043, 044, 111 e 112 - Neobus Spectrum Road 330 - Mercedes-Benz OF-1722



161 a 176 - Marcopolo Ideale 770 - Mercedes-Benz OF-1722



2010 - Não há mais veículos deste ano de fabricação na frota

2009 

088, 089, 093 a 105 - Mascarello Roma MD - Volkswagen  17-230 EOD



2008

058 a 067 - Busscar El Buss 320 - Marcopolo Ideale 770 - Mercedes-Benz OF-1722


069 a 078 - Marcopolo Ideale 770 - Volkswagen 17-230 EOD


079 a 087 Marcopolo Ideale 770 - Mercedes-Benz OF-1722



Fonte: MOB Ceará

Comil continua produção de urbanos

$
0
0
Apesar de ter sido citado em sua nota sobre pedido de recuperação judicial, a Comil ainda está produzindo alguns pedidos de modelos urbanos.



A página oficial da marca gaúcha publicou  sobre a aquisição de 20 unidades do modelo Svelto, que a Borborema Imperial realizou. Os carros são equipados com o chassi Volkswagen 17-230 OD. A cidade de Recife deverá ser contemplada pelos belos veículos. Do lote total,  a Comil já concluiu a produção da metade.





Fonte: MOB Ceará
Viewing all 4423 articles
Browse latest View live